sexta-feira, 21 de setembro de 2018





No ultimo dia 15/09, a Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção - NASCOR (Nascidos do Coração), esteve no município de Jequié realizando um evento denominado de ADOÇÃO E A REDE DE PROTEÇÃO em parceria com a Vara da Infância e Juventude e com a FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências. Estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social, FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, instituição de acolhimento infantil Vovó Malvina, Instituição de acolhimento para adolescentes Waldeck Santos, CRAS, CREAS, representantes da Proteção Básica e Proteção Especial.

O objetivo do encontro deste evento foi discutir a proteção integral das crianças e adolescentes e o trabalho da Rede de Proteção.

Na ocasião, também foram discutidos temas como a proteção dos direitos da criança e do adolescente, a reintegração familiar, os processos de adoção e o papel das equipes técnicas de instituições de acolhimento na orientação para o convívio familiar.

Para nós da NASCOR o que mais chamou atenção foi a Integração da Rede de Proteção a criança e ao adolescente e o comprometimento das pessoas envolvidas nesta proteção, seja pela Vara da Infância, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, ou todos os órgãos ligados a Secretaria de Desenvolvimento Social. Nos dois dias em que estivemos na cidade, tivemos o prazer de sermos recebidos pela Instituição de acolhimento Vovó Malvina a qual ficamos encantados com o comprometimento e doação das colaboradoras, Sra. Maria Lucia que por vezes se emocionavam ao falar das crianças acolhidas e das que já saíram para suas famílias, pelo corpo técnico Sra. Bruna Moraes Assistente Social, o jovem e comprometido estudante de Psicologia Kaio e pela coordenadora da instituição Sra. Adriana Cerqueira que nos receberam muito bem. Também tivemos a honra de sermos recebidos na 1ª. Vara da Infância e Juventude, a convite da Juíza Titular Dra. Ivana Pinto Luz, que desenvolve um excelente trabalho a frente da Vara da Infância com toda sua equipe, Sra. Laisa Fernanda, Mateus de Souza, Taciara de Almeida e Ariadia Santos. A presença da Defensoria Pública do Estado da Bahia na pessoa da jovem e brilhante Dra. Paula Lincon que discorreu de forma brilhante o papel da Defensoria Pública na Proteção da Criança e do Adolescente, foi sem duvida um dos momentos mais marcante, visto que, traz para a sociedade civil a importância do papel da Defensoria na proteção integral da criança e adolescente. A gestora do Colégio Modelo Luiz Eduardo Sra. Ângela Eça, por nos ceder o auditório do Colégio para realização do evento, a FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, que providenciou todo equipamento necessário como: Datashow, Notebook, microfone, caixa de som, e técnico de apoio in loco para dar suporte ao evento. E por fim, não poderia deixar de agradecer a Secretária de Desenvolvimento Social na pessoa da Sra. Andrea Suzarte por todo apoio logístico através da coordenação de transporte e do servidor Carlos André Gonçalves, excelente motorista que nos conduziu com maestria, também da Disponibilidade dos representantes dos órgãos que compõem a Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente.

A todos nossos sinceros agradecimentos e votos de felicidades.


Vidal Campos e Monique Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário