Leitura Recomendada

LIVROS

101 perguntas e respostas sobre adoção - CECIF (org). São Paulo. E-mail: cecif@.uol.com.br Io Guia de Adoção de Crianças e Adolescentes do Brasil - Novos caminhos, Dificuldades e Possíveis Soluções. Márcia Regina Porto e Sônia Regina Carvalho Ferreira. Fundação Orsa.

20 casos que filhos adotados gostariam que seus pais adotivos soubessem. Sherrie Eldridge. Ed Globo. Abandono e adoção. Contribuições para uma cultura da adoção. Autor: Fernando Freire (org.). Editora ABTH, Curitiba, 2001.

Adoção e Doação. Halia Pauliv de Souza. Ed Juruá.

Adoção Origem Segredo e Revelação. Luis Schtteni Filho. Ed. Bagaço.

Adoção tardia. Da família sonhada a família possível. Autora: Marlizete Maldonato Vargas. Editora Casa do Psicólogo.

Adoção, origem, segredo, revelação. Autora: Luis Schettini Filho. Editora: Bagaço, Pernambuco.

Adoção. Uma história de espera e amor. Autora: Vera Regina Gomes. Editora: Juruá, 1998.

Amor não tem cor. Autora: Giselda Laporta Nicolelois. Editora FTD, 2002.

Amor Perdido Amor. Luis Schtteni Filho. Ed. Bagaço.

Aspectos psicológicos da adoção. Autora: Lídia Weber.

Caminhos da Adoção. Claudia Fonseca. Ed Cortez.

Casos e acasos da adoção. Autora: Maria José Barbosa de Gobbi, 2002.

Colocação familiar. Editora Booklink. Terra dos Homens, http://www.terradoshomens.org.br/

Compreendendo o filho adotivo. Autor: Luis Schettini Filho. Editora: Bagaço, Pernambuco.

Compreendendo os Pais Adotivos. Autor: Luis Schettini Filho. Editora: Bagaço, Pernambuco.

Diálogos sobre adoção. Maria Ducatti. Ed Casa do Psicólogo. Do abrigo à família. Terra dos Homens, http://www.terradoshomens.org.br/

Doce adoção, A essência. Luiz Schettini Filho.

Eduque com carinho - equilíbrio entre amor e limites. Autora: Lídia Weber. Editora Juruá, 2005.

Filhos adotivos, pais adotados- Depoimentos e histórias de escolhas. Autora: Lídia Weber. Site: editora@.iurua.com.br ou (41) 3424-0991.

História da vida inteira. Como transformar obstáculos em caminhos. Autora: Maria Teresa Maldonato. Editora Integrare, 2006.

Laços de Ternura - Pesquisas e histórias de adoção. Lídia Natalia Dobrianskyj Weber. Ed Juruá News.

Laços de ternura. Autora: Lídia Weber.

Mães abandonadas: a entrega de um filho em adoção. Autora: Maria Antonieta Pisano Motta. Corte Editora. Manual do pai adotivo. Autor: Sávio Bittencourt. Editora Nota bene.

Mitos e preconceitos sobre a origem da criança na família adotiva. Cynthia Ladvocat.

Mitos e segredos sobre a origem da criança na família adotiva. Autor: Cynthia Ladvocat. Editara Booklik Terra dos Homens. Rio de Janeiro, 2002.

No bico da cegonha. História da adoção e da adoção internacional. Autor: Domingos Abreu. Editora Relime Dudará, 2002.

O Pai Adotivo - A Adoção de uma Criança pelo Ponto de Vista de um Pai. Download gratuito no link: http://www.andersonhernandes.com.br/livro

Os Caminhos do Coração. Maria Tereza Maldonado. Ed Saraiva.

Os desafios da adoção no Brasil 1 e 2 (Brasil). Terra dos Homens, http://www.terradoshomens.org.br/

Pais Adotivos, Filhos Adotivos. Aldemis Cunha e Jonas Westhas. Ed Sinodal.

Pais e filhos por Adoção no Brasil. Lídia Natalia D. Weber. Juruá Editora Ltda.

Para fazer uma adoção. Autora: Márcia Lopes. Editora Edicon.

Para fazer uma adoção: vai precisar de muito açúcar. Autora: Márcia Lopes. Editora Edicon.

Rede Solidária. Autora: Maria Teresa Maldonato. Editora Moderna. São Paulo, 2001.

Retrato em preto e branco. Manual prático para pais solteiros. Autor: Ângelo Pereira. Editora Sumus Editorial, 2002.

JURÍDICO

A Família Substituta no Estatuto da Criança e do Adolescente. Autor: José Luiz Mônaco da Silva Editora Saraiva. 1995. Onde encontrar: www.saraiva.com.br

Adoção é Doação. Autora: Hália Pauliv de Souza Editora Juruá. Curitiba. 1999. Sinopse: "Este livro é uma nova versão do 1º livro sobre adoção que saiu no Brasil. Foi editado pelas Paulinas com o título Adoção – o amor faz o mundo girar mais rápido e lançado na 9ª Bienal Internacional do Livro-SP, de 21 a 23 de agosto de 1986. Não foi reeditado porque na época existiam preconceitos sobre o tema, havia pouca procura de literatura que abordasse o assunto..." Onde encontrar: Editora Juruá: www.jurua.com.br

Adoção no Tempo e no Espaço. Doutrina e Jurisprudência. Autor: Liborni Siqueira Editora Forense. 1992. Rio de Janeiro Onde encontrar: Editora Forense Estatuto da Criança e do Adolescente anotado Autores: Munir Cury, Paulo Afonso Garrido de Paula e Jurandir Norberto Marçura Editora Revista dos Tribunais Onde encontrar: Editora: www.rt.com.br

Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. Autor: Paulo Lúcio Nogueira Ed. Saraiva. 1993. Onde encontrar: Editora: www.saraiva.com.br Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Onde encontrar: Qualquer livraria do ramo.

LIVROS INFANTIS

A História de Ernesto. Autora: Merce Company. Aborda a adoção de maneira singela, através do diálogo aberto entre ele e seus pais adotivos. Ed. Paulinas. www.paulinas.org.br.

A Historinha Bonitinha de Maria Estrelinha. Autora: Mareia Lopes (psicóloga). Editora Edicon - São Paulo Adoção - Uma História de Espera e Amor. Autora: Vera Regina Gomes. Editora Juruá.

Adoção - Uma História de Espera e Amor. Autora: Vera Regina Gomes Editora Juruá. Curitiba. 1998. Sinopse: História relacionada com a filiação adotiva. Tem mensagem de afeto e esperança necessárias às futuras famílias ligadas com a adoção. Onde encontrar: Ed. Juruá: www.jurua.com.br

Adotar uma Estrela. Mônica Miceli e Massimo Mostacchi. Ed Paulus - 1995.

Bebê do coração. Autora: Thelma Laufer. Ed. Callis.

Camila e seus amigos. Autora: Aline de Petigny. Ed. Paulinas.

Conta de novo a história da noite que eu nasci. Autora: Jane Lee Curtis. Ed. Samalandra.

Diário ao contrário. Autora: Sonia Barros. Eduardo resolve escrever um diário. Só que é um diário escrito de trás para a frente. Volta então no tempo e revive cada momento para registrar o dia mais feliz de sua vida, aquele 24 de dezembro que lhe trouxe o maior de todos os presentes: uma família. Com especial sensibilidade, esta obra, trata da adoção tardia e da adaptação ao convívio familiar e social sob a ótica da criança. Onde encontrar: Ed. Atual: www.atualeditora.com.brEditora Atual - São Paulo - 1997.

Então você chegou. Autora: Anette Hildebrandt. Ed. Companhia da Letrinhas.

Faltava Você. Julieta Bretemitz. Ed Cultura.

Mamãe Porque Não Nasci de sua Barriga? Autora: Maria Salete Domingos. Uma historinha sobre um anjinho adotado, para contar para crianças. Publicação particular.

O abraço de Antônio. Autora: Luciana Rigueira. Ed. Paulinas.

O Dia em que eu Fiquei Sabendo. Autora: Isabel Linhares. Ed. Samalandra.

O Feliz Encontro entre Pinóquio e Gepeto: Uma História de Adoção. Autora: Maria José Barbosa.

O Filho por Adoção: Um Manual para Crianças. Autora: Lidia Weber. Ed. Juruá.

O Livro Mágico da Bruxinha Nicolau. Autora: Rita Espechit. Editora Atual.

O Pintinho Adotivo. Mareia Gloria Rodrigues Dominguez. Editora Brasil.

Para fazer uma adoção: vai precisar de muito açúcar. Márcia Lopes - Ed. Edicon.

Pepo, o Cavalinho que Nasceu do Coração. Autora: Rossana Ramos. Editora Cortez,2004.

Somos um do Outro: Um Livro Sobre Adoção e Famílias. São paulo: Panda Books, 2009.

Uma Dose de Amor. Autora: Marly Aparecida Garcia Souto. Uma historinha sobre uma borboleta, para contar para crianças, uma graça. Editora Edicon.

DEPOIMENTO
Vanessa Da Mata publica carta EMOCIONANTE sobre adoção após "não desejar filho da barriga"

ROMANCE

Filho Adotivo. Antônio Carlos. Ed Petit.

RELATOS

Adoção - Uma História Pessoal. Autora: Sueli Trindade Ferreira. Um depoimento contando como foi a adoção de seus filhos. Dá um enfoque de todas as etapas pelas quais passou até chegar na maternidade adotiva. Editora Vozes

Adoção, Uma Sublime Missão. Autora: Elizabeth Schultz Ramires. Na 1ª parte do livro: conta a história pessoal de Elizabeth e sua experiência com a adoção de seus filhos. "Quando a moça virou o bebê para que o víssemos, meu Deus! Eu não sabia se ficava contente por estar naquele momento ganhando meu segundo filho – pois quando olhei para o bebê senti que ele seria meu – ou se chorava de tristeza ao comprovar com meus próprios olhos o estado lastimável em que se encontrava aquela criança.". Na 2ª Parte: trâmites legais, e na 3ª Parte: Depoimentos de Pais, filhos adotivos e de progenitoras que entregaram seus filhos à adoção. Editora João Scortecci.

Adoção é Doação. Autora: Hália Pauliv de Souza. "Este livro é uma nova versão do 1º livro sobre adoção que saiu no Brasil. Foi editado pelas Paulinas com o título Adoção – o amor faz o mundo girar mais rápido e lançado na 9ª Bienal Internacional do Livro-SP, de 21 a 23 de agosto de 1986. Não foi reeditado porque na época existiam preconceitos sobre o tema, havia pouca procura de literatura que abordasse o assunto...". Editora Juruá. Curitiba. 1999.

Era Uma Vez Laurinha... E Outras Histórias. Autora: Ivone Maria de Lima Jaime. Depoimento da adoção de Laurinha desde sua concepção no pensamento de seus pais até os dias de hoje. Outras histórias de adoção contadas sob uma ótica positiva. Mesmo que sejam tristes sempre têm algo a ensinar. Publicação particular.

O Milagre do Amor. Autora: Maria Alice Penna de Azevedo. Ela perdeu seu único filho. Segundo os médicos, não mais poderia ter outro. Adotou um menino de rua e reencontrou a felicidade. Como se não bastasse, o milagre aconteceu: ela ficou grávida. Onde encontrar: Editora: www.paulinas.org.br

Por Causa de Um Colchão. Autora: Mafalda Pereira Boing. Conta a história de José Nilman, um menino que, acima de tudo, amava a vida e o que ela tinha a lhe proporcionar. Cego, foi adotado ainda bebê por uma família que lhe deu muito amor, recuperou sua saúde. Aos 12 anos uma nova doença arrebatou-o para Deus. Nesta última etapa de sua vida mostrou, de maneira extraordinária, como um cego pode ser luz para os outros. "A deficiência é apenas um, dos muitos aspectos da personalidade de uma pessoa deficiente. E quem com ela convive, logo descobre que, para compensar a deficiência, tal pessoa recebeu de Deus grandes riquezas que vale a pena tentar descobrir. No caso de José Nilman, ele enriqueceu tanto nossas vidas, ele ensinou tanto à nossa família, que seria egoísmo não repartirmos tanta beleza." Edição particular.

PRÉ-ADOLESCENTES E ADOLESCENTES

Diário ao Contrário. Sônia Barros. Editora Atual - 1997.

Em Busca de Mim. Isabel Vieira. Ed. FTD - 1990.

História de Paquito - Tomar-se mãe. Mariatereza Zattoni Gilleni. Editora Pulinas - 1997.

Histórias da Vida Inteira. Maria Tereza Maldonato. Ed. Saraiva - 1994.

Vínculos. Lucia Pimentel Goes. Editora Atual - 1997.

PSICOLOGIA

A Família Moderna. Autor: Louise Hart. Uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma relação madura e saudável entre pais e filhos. Editora Saraiva, 1992. São Paulo. www.saraiva.com.br

Abandono e Adoção - Contribuições para uma Cultura da Adoção I e II. Organizador: Psicólogo Fernando Freire. Realmente uma grande contribuição para quem deseja entrar nesse universo complexo, surpreendente e para muitos incompreensível, que é a adoção. O segundo volume do Abandono e Adoção traz importantes testemunhos de pais e filhos adotivos e profissionais da adoção, bem como uma extensa bibliografia sugerida. Associação Brasileira Terra dos Homens.

Adoção - Significados e Possibilidades. Leila Dutra de Paiva. Ed Casa do Psicólogo.

Adoção Tardia - Da Família Sonhada à Família Possível. Autora: Marlizete Maldonado Vargas (Psicóloga). É um trabalho valioso. Uma pesquisa sobre crianças que perderam o essencial de sua infância, impossibilitadas de retornarem à sua família de origem, e consideradas "velhas demais" para serem adotadas. "Tanto na adoção tardia, como na vida, as chances de sucesso ou fracasso das relações que se estabelecem dependem da capacidade de suporte, de entrega, de trocas afetivas profundas, verdadeiras, entre os protagonistas." Onde encontrar: www.casapsicologo.com.br ou Marlizete Maldonado Vargas (mvargas@lexxa.com.br) Editora Casa do Psicólogo.

Compreendendo o Filho Adotivo. Autor: Luiz Schetini Filho (Psicólogo). O autor trata da verdade história do filho adotado, do significado das ligações genéticas com os pais de origem, e aspectos existenciais relevantes para a organização da família. Além disso, entre outras, aborda as dificuldades que surgem na convivência familiar, como nos casos de separação do casal que têm filhos adotivos. Onde encontrar: E-mail do autor: schettin@elogica.com.br Editora BAGAÇO.

Histórias da Vida Inteira - Como transformar obstáculos em caminhos. Autor: Maria Tereza Maldonado. Editora lntegrare. www.integrareeditora.com.br

Mães Abandonadas - Entrega de um Filho para adoção. Maria Antonieta Pisano Motta. Ed Cortez.

O Tratamento Clínico da Criança-Problema. Autor: Carl R. Rogers. Editora: Martins Fontes, 1989. São Paulo: Onde encontrar: Editora: www.martinsfontes.com

Psicodinamismos da Família com crianças. Terapia Familiar com Técnica de Jogo. Autora: Raquel Soifer Editora Vozes. 1982. Petrópolis. RJ. (Tradução de Ephrain Ferreira Alves - pag. 75). Onde encontrar: Editora: www.vozes.com.br

ESPIRITUALISTAS

Evangelho da Adoção Autor: Marco Antônio Pereira dos Santos Projeto Acalanto. São Paulo. Sinopse: Marco Antônio Pereira dos Santos Projeto Acalanto Um paralelo entre algumas passagens da Bíblia e adoção, sob o ponto de vista espírita do autor. Considerações para se realizar uma boa adoção. Onde encontrar: Projeto Acalanto

POESIAS

Poetando a Adoção - Adotando a Poesia. Autora: Marly Aparecida Garcia Souto. Edicon - Editora Consultoria Ltda. São Paulo.

Para Fazer um’Adoção. Autora: Márcia Lopes Editora EDICON Sinopse: Poesias delicadas sobre Adoção.

DIVERSOS

A Crença Adotiva e sua Família. Nazir Hamad - Ed. Companhia de Freed.

A Criança Adotiva e suas Famílias. Editora: Companhia de Freud - Autor: Nazir Hamad.

A filiação que se constrói: o reconhecimento do afeto como valor jurídico. Jacqueline Filgueira Nogueira - Ed. Memória Jurídica.

Adoção - Exercício da Fertilidade Afetiva. Hália Pauliv de Souza - Editora Paulinas-SP.

Adoção - Origem, segredo, revelação. Edição Bagaço www.luizschettini.psc.br

Adoção Doutrina e Prática. Editora: Juruá - Autora: Eunice Ferreira Rodrigues Granato.

Adoção o Direito à Vida em Família. Autor: João Matos.

Adoção Significados e Possibilidades. Editora: Cassa do Psicóloga - Autora: Leila Dutra de Paiva.

Adoção. Marisa de Almeida Martins - Ed. Água da Ilha.

Adoção: a história da minha vida. Índia Iara da Paula. Univali. Itajaí. (2001)

Amor não tem cor. Giselda Laporta Nicolelis. FTD. São Paulo. (2002)

As três Vidas de Fred. Carmen Lucia Eiterer - Mazza Edições

Aspecto Psicológico. Lídia Weber

Casos & A... Casos da Adoção. Maria José Barbosa De Goddi - Bauru. (2002)

Colocação Familiar. Ed. Bokk Link - Terra dos Homens.

Conta de Novo a História da Noite em que eu Nasci. Editora: Salamandra - Autora: Jamie Lee Curtis.

Crianças Lesadas. Daniela Sallet & Chistina Krueger Marx. AGE Editora. Porto Alegre. (2001)

Do Abrigo à Família. Ed. Bokk Link - Terra dos Homens.

Faltava Você. Julieta Breternitz

Guarda, Tutela e Adoção. Editora: Limen Júris - Autor: J.M. Leoni Lopes de Oliveira.

Laços da Ternura. Lídia Natália D. Weber

Meu filho Alex. Ivone Louzada

Mitos e Segredos sobre a Origem da Criança na Família Adotiva. Cynthia Ladvocat. Booklink / Terra dos Homens. Rio de Janeiro (2002) www.terradoshomens.org.br

No Bico da Cegonha. Histórias de Adoção e da Adoção Internacional no Brasil. Domingos Abreu - Relume Dumará (2002)

O menino que não nasceu da barriga da mãe. Carmen Lucia Eiterer - Mazza Edições

O Quartinho Solitário. Eliana Gavioli

Particularidades da Adoção: A Questão da Etnia. Ana Maria da Silveira - Departamento de Serviço Social PUC / SP (2002)

Perda do Pátrio Poder: aproximações a um estudo socioeconômico. Ed. Veras Editora.

Refletindo a adoção. Clélia Zitto Cezar - Autor: Luiz Schettini Filho

Retrato em Branco e Preto. Manual Prático para Pais Solteiros. Ângelo Pereira. Edição GLS / Summus Editorial. http://www.edgls.com.br

Rompimento dos Vínculos do Pátrio Poder. Eunice T. Fávero - Veras Editora. São Paulo. (2001)


Sobre as Crianças e os Adolescentes. Autora Maria do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário